Pesquisas

Quem somos e de onde viemos:

Olá! Somos estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esse blog é um meio de dar um retorno para a sociedade, contribuindo para o melhor entendimento de uma fase tão peculiar, a velhice. Este é um projeto proposto pela professora, Katie Almondes, visando contribuir através da produção de conhecimento, para a melhoria da qualidade de vida da população idosa, tendo em vista esta crescente demanda social. Queremos ajudar com nosso conhecimento e levar informações e esperança não só para os idosos, mas para todos que passarem por aqui. Conscientizar e promover mudanças! Bem vindo(a) à nossa luta. Você pode entrar em contato conosco através do seguinte e-mail: blogsaude@yahoo.com.br . Obrigado.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Lazer e atividade física

O idoso dispõe de opções de lazer, cultura e diversão, assim como todas as outras idades. E pode e deve aproveitá-las. Faz bem para o ego e para o coração. Isso varia de uma caminhada na praia a um cinema, ou teatro. Varia de pessoa para pessoa. Existe aí a questão cultural e a econômica: mas há opções boas e baratas e algumas até grátis. Diversão é fácil de ser encontrada se souber onde procurar.
Ainda há a opção de realização de atividades físicas onde muitos gostam e outros nem tanto. Há idosos que já mantinham um ritmo de atividades durante a vida toda e querem continuar com esse comportamento, outros começam para melhorar a saúde e qualidade de vida, afinal, é uma opção. É necessário consultar um médico antes de começar qualquer atividade física para serem avaliadas suas condições e se você tem condições de realizar a atividade desejada. Isso é muito importante e necessário de ser observado, pois pode envolver riscos para quem não seguir recomendações. No geral existem muitas vantagens na prática de atividades físicas e cada uma tem suas peculiaridades, mas alguns aspectos comuns são: exercício das articulações, cuidado com o coração e algumas atividades (como a hidroginástica, por exemplo) trabalham até a coluna. É importante a ingestão de liquidos, boa alimentação e respeitar seu limite pessoal. Algumas possibilidades de atividades são: hidroginástica, natação, caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário