Pesquisas

Quem somos e de onde viemos:

Olá! Somos estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esse blog é um meio de dar um retorno para a sociedade, contribuindo para o melhor entendimento de uma fase tão peculiar, a velhice. Este é um projeto proposto pela professora, Katie Almondes, visando contribuir através da produção de conhecimento, para a melhoria da qualidade de vida da população idosa, tendo em vista esta crescente demanda social. Queremos ajudar com nosso conhecimento e levar informações e esperança não só para os idosos, mas para todos que passarem por aqui. Conscientizar e promover mudanças! Bem vindo(a) à nossa luta. Você pode entrar em contato conosco através do seguinte e-mail: blogsaude@yahoo.com.br . Obrigado.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Olá, tudo bem? Meu nome é terceira idade. Gostaria de me conhecer melhor?

    Que bom que aceitou meu convite! Bom... Vou me apresentar. Sou chamada de Velhice, Terceira Idade, Melhor Idade, dentre vários outros termos. Sou uma fase da vida, tão importante quanto às demais! Nem todas as pessoas poderão me alcançar, apesar da crescente expectativa de vida atualmente existente. As pessoas precisam me conhecer melhor, pois sou vista geralmente de forma negativa, como deterioração e involução da vida. Os que me vivenciam, são vistos como um grupo carregado de incapacidades, em que as capacidades físicas, cognitivas e emocionais vão diminuindo. Somente através do conhecimento sobre minhas peculiaridades é que a sociedade poderá se desfazer de vários preconceitos sobre mim.
    Embora seja um fato, a deterioração de algumas capacidades, esta fase está longe de ser apenas uma fase de degradação e de declínio intelectual. E não se engane! O envelhecimento é universal e inevitável, até o momento.
    A sociedade por falta de conhecimento sobre minhas características se torna preconceituosa em relação aos que me vivenciam.
    É considerada idosa a pessoa que tem idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Apesar do seu marco cronológico a velhice é uma fase determinada por características biopsicossociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário