Pesquisas

Quem somos e de onde viemos:

Olá! Somos estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esse blog é um meio de dar um retorno para a sociedade, contribuindo para o melhor entendimento de uma fase tão peculiar, a velhice. Este é um projeto proposto pela professora, Katie Almondes, visando contribuir através da produção de conhecimento, para a melhoria da qualidade de vida da população idosa, tendo em vista esta crescente demanda social. Queremos ajudar com nosso conhecimento e levar informações e esperança não só para os idosos, mas para todos que passarem por aqui. Conscientizar e promover mudanças! Bem vindo(a) à nossa luta. Você pode entrar em contato conosco através do seguinte e-mail: blogsaude@yahoo.com.br . Obrigado.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Uma possível ajuda...

    Psicodinâmica é um tipo de terapia na psicologia, busca ajudar uma pessoa a conhecer mais a si mesma e ajudar em questões latentes, em características em que se ache que é necessária a contribuição de um psicólogo.
   A fase da velhice exige adaptação e também alguma conscientização de que essas mudanças são comuns e fazem parte do processo da vida, e muitas vezes as pessoas nessa fase se sentem isoladas, desesperançadas. Há momentos em que nos deparamos com possibilidades e escolhas e isso cabe a todos nós, seres humanos.
    A psicodinâmica pode contribuir como uma maneira de ajudar as pessoas onde elas precisarem, quer saber sobre a sua história e como algumas coisas do passado afetam sua vida hoje. A psicodinâmica trabalha aspectos essencias na vida como crises, adaptações, momentos vividos agora ou antes, sentimentos. É o momento de ter alguém para compartilhar angústias e até mesmo o desespero, se for o caso. A velhice envolve questões delicadas que muitas vezes precisam serem ouvidas com cuidado, com atenção. Todos nós queremos ser ouvidos, não?  Os psicólogos estarão prontos para lidar com as questões que possam aparecer durante o processo de terapia (tratamento com o idoso): as dificuldades na movimentação geral por limitações físicas, o adoecimento, questão de horários, e diante disso tudo há uma flexibilidade e um cuidado por parte do profissional.
    O terapeuta irá ajudar o idoso a ter mais consciência e a utilizar sua inteligência, a chegar a conclusões por si próprios, podendo inclusive passar pequenas atividades. Pode envolver também a família. Autoestima, percepções, âmbito familiar, dificuldades da fase, características de personalidade: as possibilidades são diversas, mas sempre há uma solução.
    Diante do exposto, vemos que tem muito na vida para se enfrentar entre características, crises e desafios. É importante manter o equilíbrio entre o que é meu e o que me faz sofrer. Não sofra calado, não tenha vergonha de procurar ajuda se precisar, seja de quem for. Sempre tem alguém disposto a te ouvir. Se precisar de nós, estamos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário