Pesquisas

Quem somos e de onde viemos:

Olá! Somos estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esse blog é um meio de dar um retorno para a sociedade, contribuindo para o melhor entendimento de uma fase tão peculiar, a velhice. Este é um projeto proposto pela professora, Katie Almondes, visando contribuir através da produção de conhecimento, para a melhoria da qualidade de vida da população idosa, tendo em vista esta crescente demanda social. Queremos ajudar com nosso conhecimento e levar informações e esperança não só para os idosos, mas para todos que passarem por aqui. Conscientizar e promover mudanças! Bem vindo(a) à nossa luta. Você pode entrar em contato conosco através do seguinte e-mail: blogsaude@yahoo.com.br . Obrigado.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O papel do cuidador


     O papel do cuidador é de grande importância para os idosos com algum grau de dependência. A maioria dos idosos experimenta alguma fragilidade nessa fase da vida, vindo a precisar de ajuda, de cuidadores. Esse cuidador pode ser qualquer pessoa disposta a facilitar e auxiliar na melhoria de vida do idoso.
    Entende-se por cuidador, pessoas que cuidam, a partir de objetivos estabelecidos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação do idoso, além disso, deve lhe fazer companhia e dar os remédios na hora prescrita. Cuidar de um idoso é também dar atenção as suas longas conversas, que podem ser cansativas; é também levá-lo para desenvolver atividades que lhe dão prazer; é também dar carinho, amor e se doar.
    Com todas essas atribuições o cuidador também merece uma atenção, porque ele pode esta se submetendo a uma carga de estresse muito grande, e isso pode acarretar prejuízos tanto no andamento dos cuidados, como em outras esferas da vida desse cuidador. A boa preparação do cuidador ajuda no seu melhor desempenho e na diminuição dos problemas conseqüentes do ato de cuidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário